Sobre o APH-ALARM

O APH-ALARM é uma solução de segurança abrangente para pessoas com afasia. O objetivo do sistema é permitir o envio de mensagens de alarme sem a necessidade de falar ou em situações onde os modos comuns para comunicar uma emergência não se encontram disponíveis. Considere as seguintes situações de exemplo para ter uma ideia melhor do que o APH-ALARM pode fazer por si:

Maria é uma senhora idosa de 76 anos que mora sozinha. O seu filho Miguel, o parente mais próximo, teve de se mudar para outra cidade. Miguel visita a sua mãe a cada duas semanas, gostaria de a ver com mais frequência, mas o trabalho e os custos de viagem fazem com que não seja fácil.

Maria sofre de um baixo grau de afasia, permitindo-lhe manter uma vida ativa. Ela sai de casa com frequência, embora às vezes se preocupe com o que poderá acontecer em caso de emergência. O seu filho partilha das mesmas preocupações. Ele teme não estar disponível caso a sua mãe precise de ajuda urgente.

Por isso, o Miguel comprou um sistema APH-Alarm para a sua mãe. Graças à interface amigável, ela foi capaz de começar a usá-lo imediatamente e ambos têm menos uma preocupação.

Carlos, atualmente com 55 anos, mora com a sua mulher. O seu filho Samuel já saiu de casa para frequentar a Universidade.

O próprio Carlos teve uma boa educação e tinha um bom emprego até sofrer um ACV há um ano. Desde então, ele sofre de epilepsia e afasia. Durante o longo período de reabilitação, ele perdeu o emprego. Devido aos seus problemas, ainda não é fácil mover-se e está a reaprender a falar.

Entretanto a sua mulher tem que trabalhar para ganhar dinheiro, deixando o marido sozinho durante uma parte do dia. Ela não gosta desta situação, mas de momento não há outra alternativa. Ela encontrou na Internet um sistema chamado APH-ALARM, desenvolvido exatamente para estes casos. Ela sabe que o Carlos sempre gostou e usou dispositivos eletrónicos e ainda é capaz de o fazer. A aplicação adicional no telemóvel do Carlos trouxe um grande alívio para ambos!

O professor Mário, um homem de 69 anos com educação superior, sofre de hemiplegia (paralisia de um dos lados do corpo) como resultado de um AVC. Além da dificuldade em andar, a paralisia também afeta a sua capacidade de se expressar.

Um cuidador visita o Senhor Mário diariamente, apoiando-o em tarefas como limpeza ou compras. Uma vez que é difícil mover-se, sair para passear numa grande cidade como a que o senhor Mário vive é desafiador, mas ainda assim possível. Com um grau médio de Afasia, ele é capaz de acompanhar e compreender conversas e também consegue expressar-se. Isso ajuda-o a pedir apoio, se necessário.

Além da sua vida diurna maioritariamente independente, as suas principais preocupações estão relacionadas com o período noturno, perante uma possível emergência, tendo em conta a sua limitação em mover-se ou falar. Isto pode ser até agravado pelo stress ou tonturas quando acorda de repente.

Ele está a dormir muito melhor desde que um amigo, que também usa o APH-ALARM, lhe contou sobre um módulo adicional que fornece apoio também durante a noite.