Desde a 4ª newsletter continuou-se o desenvolvimento da plataforma e da aplicação, tendo-se realizada outra iteração da avaliação ágil.

Uma vez terminados os testes, uma nova versão da aplicação foi criada pela EvoAid, utilizando os pictogramas novos, atualizados. Muitas mudanças foram feitas incluindo, por exemplo, o ecrã inicial que tem um aspeto diferente e a funcionalidade VoxAid (funcionalidade opcional de texto para fala) que foi integrada pela BME. O processo de criação de uma mensagem e sua estrutura também mudaram, existindo agora múltiplas opções quanto ao detalhe da mensagem (o utilizador pode escolher para quem deseja enviar a mensagem). O destinatário pode ser um familiar/cuidador ou um serviço de emergência. Além disso, novos pictogramas foram adicionados pela TUW.

Quanto à divulgação: os parceiros participaram em alguns eventos onde apresentaram e partilharam a solução com o público. 

Congresso de Enfermagem de Viena (Pflegekongress Vienna), Áustria, 29-30 Setembro: O projeto APH-ALARM foi apresentado como parte do “Startup Corner” da Loidl Consultadoria em Viena. Nesta conferência nacional, 59 empresas e organizações apresentaram as suas soluções para 3.000 visitantes. 

A Universidade de Aveiro participou na Conferência Internacional em Interação Humano-Computador Móvel (MobileHCI) em Vancouver, Canadá (28 de setembro a 1 de outubro de 2022), onde foi apresentada uma demonstração do primeiro protótipo da solução da cama (Ana Patrícia Rocha). Esta demonstração também é descrita no artigo publicado associado: https://doi.org/10.1145/3528575.3551431 

Por fim, Ana Patrícia Rocha (Universidade de Aveiro) e Stefan Leipold (Loidl Consultadoria) participaram na Semana Europeia de Envelhecimento Ativo e Saudável (European Week of Active and Healthy Ageing – EWAHA), organizada pelo programa AAL e que decorreu em Gdansk, Polónia, onde apresentaram o projeto. 

A Associação de Afasia (Hungria) apresentou o projeto em Budapeste (19 de novembro), durante o fórum da Afasia Internacional. Associações de afasia de vários países participaram, como Chipre, Estónia, França, Reino Unido, Suíça, Suécia e Austrália.

As equipas incluíram pessoas que vivem com afasia, terapeutas da fala, neuropsicólogos e outros profissionais relacionados com a afasia. Como parte da apresentação, também foi exibido um pequeno vídeo sobre o uso da aplicação do projeto. 

A apresentação pode ser encontrada no seguinte sítio da Afasia Internacional (em inglês):  (Who does what in AIA Countries? | Aphasie International (aphasia-international.com)